PROJETOS



Valdeci Aldemar Hübner

INFORMÁTICA BÁSICA PARA ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL
(1º ao 4º ano e 4ª série)

Projeto desenvolvido na oficina de informática da Escola Municipal de Educação Básica Silvana, pelo prof. Valdeci Aldemar Hübner, como oficina integrante do Projeto Escola de Tempo Integral.

Sinop/2009




  1. IDENTIFICAÇÃO.

Prefeitura Municipal de Sinop.
Secretaria Municipal de Educação.
Escola Municipal de Educação Básica Silvana.
Diretora Escolar: Profª Elma Klegin.
Supervisora Escolar: Profª Maria Regina Paschoalotto Zanutto.
Coordenador de Laboratório: Prof. Valdeci Aldemar Hübner.




  1. PROJETO.

Informática Básica para Estudantes do Ensino Fundamental: 1º ao 4º ano e 4ª série.




  1. JUSTIFICATIVA.

A EMEB Silvana desenvolve o projeto Escola de Tempo Integral com os alunos do Ensino Fundamental – 1º ao 4º ano e 4ª série nela matriculados, onde, além do turno com aulas das disciplinas do Núcleo Comum, oferece oficinas em diferentes áreas do conhecimento humano, dentre elas, informática básica para a familiarização e aprendizado no uso dos recursos tecnológicos do laboratório de informática como suporte para novas descobertas e iniciativas na construção do conhecimento.




  1. OBJETIVO GERAL.

Familiarizar e apropriar-se de conhecimentos teóricos e práticos em informática básica.




  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS.



  • Identificar componentes do computador;



  • Distinguir entre hardware e software;



  • Configurar área de trabalho;



  • Conhecer e utilizar, adequadamente,programas e aplicativos básicos;



  • Abrir, salvar e renomear arquivos;



  • Conhecer mídeas de armazenamento;



  • Acessar e pesquisar internet.




  1. METODOLOGIA.

As aulas de informática serão desenvolvidas com os estudantes agrupados por níveis de conhecimento. relacionando teoria e prática através de atividades como: conhecer e aplicar recursos básicos do computador, manuseio das suas principais ferramentas: mouse, teclado, domínio de digitação de pequenos textos, selecionar, copiar, recortar, colar e salvar arquivos e imagens e acesso a internet.




  1. CONTEÚDOS




  • Computador e periféricos;



  • Hardware e software;



  • Pastas e arquivos;



  • Programas e aplicativos;



  • Editor de texto;



  • Planilha eletrônica;



  • Editor de imagens;



  • Internet.

8 RECURSOS.

computadores, mídeas de armazenamento(cd, pe drive, máquina fotográfica digital, quadro branco, canetão, papel sulfite, cadernos e material para anotações.




  1. AVALIAÇÃO.

Os estudantes serão avaliados em cada encontro através de atividades de aprendizagem, específicas para cada grupo, segundo seu nível de conhecimento e em relatório final escrito sobre os aspectos positivos e negativos percebidos, bem como o nível de dificuldades e aprendizagem de cada grupo.




  1. ORIENTAÇÃO BIBLIOGRÁFICA





PROJETO JORNAL NA ESCOLA



IDEALIZADORA DO PROJETO
PROFESSORA ELMA KLEGIN


Sentimos a necessidade de lançar mão a um projeto interessante e chamativo para os alunos que estudam na Escola Municipal de Educação Básica Silvana, pois os mesmos encontram muitas dificuldades na leitura e escrita.
‘’Toda educação verdadeiramente comprometida com o exercício da cidadania precisa criar condições para o desenvolvimento da capacidade de uso eficaz da linguagem que satisfaça necessidades pessoais, que podem estar relacionadas às ações efetivas do cotidiano, à transmissão e busca de informação, ao exercício da reflexão. De modo geral, os textos são produzidos, lidos e ouvidos em razão de finalidades desse tipo’’. (PCNS 1997) Com base neste texto pretendo desenvolver o projeto JORNAL NA ESCOLA com os alunos, com todas as turmas do ensino fundamental matriculados nesta escola, nas atividades complementares que acontecem no período vespertino uma vez por semana.
Projeto este que elevará a auto-estima dos alunos e despertará a curiosidade para leitura através das diferentes atividades propostas.


OBJETIVO GERAL:

Ø  Expandir o uso da linguagem utilizando-se de registros, defrontando-se com as diferentes situações.
Ø   
OBJETIVOS ESPECIFICOS:

Ø  Utilizar diferentes registros, inclusive os mais formais da variedade
lingüística valorizada socialmente, sabendo adequá-lo às situações em que está inserido.

Ø  Utilizar a linguagem como instrumento de aprendizagem.

Ø Procurar desenvolver as quatro habilidades lingüísticas básicas: falar, escutar, ler e escrever.

Ø  Valorizar a leitura como fonte de informações.






PROJETO DATAS COMEMORATIVAS
IDEALIZADORA DO PROJETO
PROFESSORA KEILA REGINA M. S. SOUZA

JUSTIFICATIVA

            Atualmente tem se percebido que a sociedade vem sendo marcada por significativas transformações no mundo do trabalho, da produção e das relações sociais, apontando carências de um novo perfil para as relações sociais, e muitas vezes desvalorizando uma história e
            E sabendo que o papel de nós educadores enquanto formadores de uma nova sociedade é contribuir para a construção de um novo projeto educativo, a altura das exigências e carências da sociedade a Escola Municipal de Educação Básica – EMEB – Silvana através de seu Projeto de Escola Tempo Integral desenvolverá o presente Projeto com Artes: Datas Comemorativas, onde os educandos poderão participar de aulas dedicadas às Datas Comemorativas.
            Desta forma acreditamos que, estaremos resgatando a importância das datas comemorativas para a formação de uma sociedade.  

OBJETIVO GERAL

            Resgatar a história das datas comemorativas, relevando suas importâncias para a formação de nossa sociedade atual.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
ü  Conhecer as datas comemorativas;
ü  Compreender a história das datas comemorativas;
ü  Entender os significados das datas comemorativas;
ü  Valorizar as datas comemorativas;

                       


PROJETO DESENHOS ARTÍSTICOS

IDEALIZADORA DO PROJETO
PROFESSORA:  ELIS ANGELA KLEGIN


JUSTIFICATIVA


O desenho é um suporte artístico ligado à produção de obras, diferindo, porém, da pintura e da gravura. Neste sentido, o desenho é encarado tanto como processo quanto como resultado artístico. No primeiro caso, refere-se ao processo pelo qual uma superfície é marcada aplicando-se sobre ela a pressão de uma ferramenta (em geral, um lápis, caneta ou pincel) e movendo-a, de forma a surgirem pontos, linhas e formas planas.
 O resultado deste processo (a imagem obtida), portanto, também pode ser chamada de desenho. Desta forma, um desenho manifesta-se essencialmente como uma composição bidimensional formada por linhas, pontos e formas.
Ensinar arte é desenvolver progressivamente um percurso de criação pessoal garantindo ao aluno à liberdade de criar e imaginar.

OBJETIVO GERAL


v  Facilitar o desenvolvimento criador buscando a espontaneidade valorizando as descobertas baseando-se na auto-expressão dos alunos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

v  Facilitar o desenvolvimento criador das crianças.
v  Experimentação, utilização e pesquisa de materiais artísticos, pincéis, lápis, lápis de cor, giz de cera, papeis, tintas, réguas na construção de desenhos, na pintura, colagem, recorte.

                                                                                                                                                                                                       


PROJETO
PRÁTICAS DAS CIÊNCIAS NATURAIS

Profª. Ilane Konrad Hübner
Prof. Valdeci Aldemar Hübner.

JUSTIFICATIVA.
A Escola Municipal de Educação Básica Silvana, localizada na zona rural de Sinop é uma das 3 Escolas de Campo do município, o que por si só justifica o desenvolvimento deste projeto. Porém, o contexto social das crianças que freqüentam a escola, motiva que lhes sejam dadas e também a seus pais, conhecimento, informações e estímulo para a implantação, em suas residências, das práticas desenvolvidas na escola.
As transformações climáticas do planeta requerem conhecimento e conscientização sobre as diversas questões ambientais. A escola é a instituições que, depois da família, mais tempo permanecem com a criança, tendo assim, a “obrigatória oportunidade” de orientar e estimular seus alunos para a prática da cidadania consciente.
O fator alimentar e nutricional vem chamando a atenção dos profissionais e especialistas da área. Obesidade e subnutrição são fatos e prova de problemas alimentares. O consumo diário de frutas, verduras e legumes é, sem dúvida, garantia de saúde.
A prática pedagógica dinâmica, participativa, prazerosa, inter e transdisciplinar proporciona descobertas e gera aprendizagem , além de promover o envolvimento da comunidade e alterando mudanças nos hábitos e na sua cultura ambiental, alimentar e nutricional.
Resumidamente devemos alertar, de que todas estas justificativas de nada valerão se não conseguirmos que as crianças adquiram o mínimo de “conhecimento, capacidade de convívio, que saibam fazer e principalmente saibam ser atores, não apenas coadjuvantes”.

OBJETIVO
Promover, estimular e implementar atividades teóricas e práticas voltadas a reciclagem do lixo, compostagem, cultivo de horta, pomar e jardim da escola.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS.
Compostagem: Produzir fertilizante a partir da reciclagem do lixo orgânico da escola.
Minhocultura: Estimular pesquisar e orientar as crianças na implantação e manutenção de um minhocário.

Horta: Orientar e estimular os alunos na produção e consumo de hortaliças.

Jardinagem: Desenvolver práticas de embelezamento do pátio da escola através do plantio e manutenção de árvores, arbustos e flores.

Pomar: Produzir mudas e plantar espécies de árvores frutíferas no pomar da escola.