SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

A avaliação deve ser compreendida pelos educadores como um elemento integrador entre a aprendizagem e ensino, que envolve múltiplos aspectos.
A função da avaliação é fornecer ao estudante informações sobre o desenvolvimento das capacidades e competências que são exigidas socialmente, auxiliando o professor a verificar se os seus objetivos propostos foram atingidos, e como ocorreu a aprendizagem quanto ao conhecimento adquirido e o desenvolvimento do raciocínio, podendo vir a requerer do professor mudança de sua prática pedagógica.
O acompanhamento e a reorganização do processo ensino e aprendizagem na escola inclui uma avaliação inicial (investigativa). De posse do saber do aluno o professor estrutura seu planejamento definindo conteúdos e o nível de profundidade em que devem ser abordados.
A avaliação inclui a observação dos avanços e da qualidade da aprendizagem alcançados pelos alunos ao final de um período de trabalho, sendo ela diária, semanal, mensal, bimestral, no encerramento de um projeto ou seqüência didática.
Na avaliação é fundamental a utilização de diferentes linguagens como verbal, oral, (diálogo, entrevistas e debates), escrita, pesquisas, gráfica, numérica, pictórica, de forma a considerar as diferentes aptidões dos alunos verificando o seu desempenho, através de diagnósticos, organização dos cadernos, dever de casa, atividades desenvolvidas em sala, avaliações, atitudes comportamentais e freqüência.
Considerando essas preocupações a avaliação deve conter uma observação sistemática do acompanhamento do processo de aprendizagem dos alunos, fazendo uso do registro de tabelas, listas de controle, diário de classe, análise das produções dos alunos considerando as variedades de produções realizadas pelos alunos em todas as áreas. Na avaliação diagnóstica os alunos terão a oportunidade de expressar com objetividade, por escrito, sobre um tema estudado nas diversas áreas do conhecimento científico.
A avaliação deve ter um compromisso com o aprendizado favorecendo uma nova postura. É preciso dar significado à avaliação fazendo com que a mesma se torne uma síntese dos conhecimentos atingidos, construindo no aluno a responsabilidade coletiva pelo aprendizado em sala. Deve também instigar o educando a pensar, a fim de que ele possa desenvolver sua autonomia como: estudar, detectar dúvidas, buscar respostas as suas dificuldades educacionais.
Avaliar é um processo dinâmico, por isso o educador deve estar sempre atento as mudanças, levando em consideração o pensamento, as reflexões sobre as atividades, observando se o educando está participando e assimilando o aprendizado.
A prática educativa deve ser mediadora, levando em consideração que a especialidade da inteligência humana é expandir as idéias, criar, libertar o pensamento e não decorar e repetir informações. Em suma, a avaliação deve desafiar, reformular seus próprios conceitos. Nesse sentido, uma ação avaliativa mediadora acontece de fato, entre uma tarefa e outra do estudante, à medida que o professor oportuniza novas vivências, novas leituras, leituras de mundo e discussões.
Espera-se uma efetiva melhora na qualidade do ensino oferecido pela EMEB Silvana, propor atividades diferenciadas, dinâmicas despertando nos alunos interesses para prosseguir os estudos e melhorar a auto-estima, além da diminuição da evasão e repetência.
A avaliação desse trabalho se dará mediante o acompanhamento das aulas.
A avaliação é usada com freqüência e serve, sobretudo, para melhorar o ensino, não para reprovar ou punir os alunos.